Sistema de Avaliação

POR Prof. Rafael Ferreira 17/02/2014

Sistema de Avaliação

SISTEMA DE AVALIAÇÃO


1    - EDUCAÇÃO INFANTIL:
A avaliação é realizada de forma individual, através de formulários bimestrais, focando os seguintes aspectos: físico (consciência corporal e coordenação motora), cognitivo (função simbólica, conhecimento social, conhecimento lógico-matemático, conhecimento físico), social (desenvolvimento moral, interação com adultos, com os pais) e afetivo (criatividade, motivação e curiosidade).


2 – ENSINO FUNDAMENTAL:
A avaliação é contínua e processual, fazendo uso de diferentes instrumentos avaliativos. O resultado da avaliação é apresentado ao aluno após a correção e aos responsáveis, na forma de boletim do colégio emitido pela secretaria ao final de cada bimestre. Os resultados das avaliações alcançados pelos alunos são definidos da seguinte forma:
•    Durante cada bimestre, o aluno precisa obter, no mínimo, a pontuação 6,0 (seis) para ser considerado apto em cada área do conhecimento
•    AV1 (8,0) + AV2 (8,0)/2 + AV3 (2,0) = MÉDIA
•    Avaliações devolvidas são documentos dos pais/alunos e devem ser guardados para possíveis requerimentos.

 

SISTEMA DE RECUPERAÇÃO

•    EDUCAÇÃO INFANTIL – não há recuperação
•    ENSINO FUNDAMENTAL – ao aluno que apresentar rendimento acadêmico baixo ou insuficiente (inferior a 6,0), são proporcionadas avaliações de recuperação. As recuperações serão realizadas conforme datas previstas no calendário, dentro do próprio bimestre. Nestas avaliações será cobrado todo o conteúdo do bimestre corrente. A nota após a recuperação será o resultado da média aritmética entre o resultado anterior (média do bimestre) e o resultado da recuperação. Se não houver recuperação do rendimento acadêmico, isto é, se a nota da recuperação for inferior à nota anterior, prevalecerá a maior.



PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO DO RESULTADO FINAL

Ao final do ano letivo, caso o aluno fique retido e os responsáveis não concordem com o resultado, poderão protocolar junto à secretaria do colégio o pedido de reconsideração no prazo de até 5 (cinco) dias úteis após a publicação do edital do resultado final. Se, mesmo após a reconsideração do Conselho de Classe, o resultado for mantido e os responsáveis não estiverem de acordo com a decisão, poderão procurar a Diretoria Regional de Ensino, tendo protocolado o recurso na secretaria da escola em até 10 (dez) dias úteis.


AVALIAÇÃO – 2ª CHAMADA

Quando o aluno faltar em dia de avaliação, deverá:
•    Comunicar a coordenação imediatamente
•    Caso de falta por doença ou acidente, o responsável deverá fazer requerimento na recepção do colégio e apresentar atestado médico em até 24 horas após a avaliação, ou o recolhimento da taxa no valor de R$ 25,00 por avaliação.